Google irrita usuários com sua nova tela de login O Google essa semana está liberando, sem fazer muito “barulho”, uma nova tela de login para o Gmail, e aparentemente não está agradando muitos de seus usuários.
O motivo da irritação de alguns é que agora a nova interface dividiu o processo de digitar o nome de usuário e a senha em duas telas diferentes. Anteriormente, ambos eram feitos na mesma página, mas agora, os que já receberam a atualização, devem primeiro digitar o nome, e serem redirecionados para uma segunda página, onde digitarão a senha.
Claro que para alguns essa mudança torna o processo um pouco mais lento, e outros apontam que a alteração da interface impede que usem a capacidade de realizar login através de gerenciadores de senhas.
De acordo com a Google, a mudança está sendo implementada a fim de preparar para “sistemas de autenticação futuros que complementam as senhas”. A companhia ainda é vaga nos detalhes sobre o que isso significa, mas provavelmente é uma referência a outros métodos para proteger as contas, como autenticação de dois passos, dongles de hardware, ou talvez até mesmo alguma variação para a web baseada no sistema “Smart Lock” do Android.
A Google já havia separado o seu fluxo de login no Android, ano passado, para oferecer suporte a esse novo recurso. Portanto, parece lógico pensar que a companhia está fazendo o mesmo na versão web.
A companhia também adiciona, sobre os futuros métodos de login, que o novo sistema será capaz de oferecer “melhor experiência”, tanto para usuários estudantes quando corporativos, que fazem login com diferentes identidades, e “reduzirá confusão” entre pessoas que tem múltiplas contas no serviço.
Ainda assim, alguns dos usuários que se depararam com a mudança não ficaram satisfeitos em ter que passar por duas etapas ao realizar o login. Outros ainda reportaram que se sentiram aborrecidos com o fato de que, ao entrar com o nome de usuário, a tela exibe o nome completo e algumas vezes até mesmo uma foto, o que levanta questões sobre violação de privacidade.
E por fim, como mencionado acima, a maioria dos gerenciadores de senhas mais populares utilizados hoje não podem mais trabalhar corretamente com o novo sistema de login do Gmail, mas esse deve ser um problema temporário, até que os desenvolvedores dos aplicativos atualizem seus códigos para oferecer suporte ao novo login. O LastPass, por exemplo, já liberou uma correção para o problema.
Aparentemente, a interface atual é apenas uma transição para um futuro sistema que deverá facilitar mais as coisas, então esperamos que as novidades cheguem o mais rápido possível. Quem sabe algo seja mostrado na conferência Google I/O?
Fonte:Tudo celular
Google irrita usuários com sua nova tela de login
Unknown
quinta-feira, 14 de maio de 2015