Isso mesmo após o anúncio da primeira operação de transplante de cabeça, no ano de 2017, uma grande polêmica foi desencadeada a respeito de seu alcance ético e social. Segundo as declarações de Sergio Canavero, médico do Grupo Avançado de Neuromodulação de Turim, na Itália, e responsável pelo desenvolvimento de um método revolucionário para o transplante de cabeças humanas, a primeira operação desse tipo será possível em 2017. O especialista afirmou que, através de um corpo doado, qualquer paciente poderá combater diferentes tipos de câncer e degenerações nervosas.
O processo do transplante é baseado na junção da espinha dorsal da cabeça separada com a espinha dorsal do corpo receptor, utilizando uma substância química. Depois, os cirurgiões terão que unir e suturar músculos e vasos sanguíneos. Enquanto isso, o paciente que recebeu o transplante terá que permanecer quatro semanas em coma, de modo a conseguir evitar qualquer tipo de movimento, ao mesmo tempo em que alguns eletrodos enxertados na espinha dorsal atuarão para estimular a formação de novas conexões nervosas. Embora qualquer pessoa possa falar e mexer a cabeça, após sair do estado de coma, não poderá andar até pelo menos um ano depois da intervenção cirúrgica.
Apesar da tecnologia já estar aperfeiçoada, o seu anúncio desatou uma controvérsia em setores sociais e profissionais, que questionam o processo de uma perspectiva ética e também técnica.
Fonte: New Scientist
Creditos da foto: SHUTTERSTOCK/ruigsantos
Já tem candidato para o transplante Um russo doente terminal quer fazer o primeiro transplante de cabeça no mundo.
Vladimir .Ele tem 30 anos, fuma charuto, gosta de viajar e é apaixonado pela série “Game of Thrones”.
Este é o russo Valeri Spiridónov, que vai se submeter a um transplante de cabeça, procedimento nunca realizado no mundo. Em entrevista à Agência Efe em sua casa, na cidade de Vladimir, a 170 quilômetros de Moscou, o programador afirma que seus gostos não são diferentes aos de jovens da sua idade. Spiridónov falou do seu dia a dia na cadeira de rodas, que lhe acompanhou durante toda sua vida. Ele sofre de uma atrofia muscular espinhal (AME), uma grave doença genética degenerativa que lhe impede de movimentar todos os membros do corpo, menos as mãos e a cabeça. Spiridónov fico famoso quando anunciou há um mês que será o primeiro humano em se submeter a uma operação na qual sua cabeça seria transplantada para outro corpo GMT. Twitter: www.twitter.com/brasilefe. WEB: www.efeservicios.com.
– “Se você quer que algo seja feito, é preciso participar dele”, disse Valeri, acrescentando que sua família apóia plenamente o seu desejo estranho de ser o primeiro ser humano a se submeter a cirurgia.
– “Eu entendo os riscos de tal cirurgia. Eles são múltiplos. Não podemos sequer imaginar o que exatamente pode dar errado, mas eu sei que não vou viver bastante tempo para ver isso acontecer com outra pessoa”, disse ele. Valeri também explicou que um transplante de cabeça é tão ético quanto um transplante de coração ou renal.
– “Durante muito tempo, o transplante foi considerado como uma cirurgia não-ética. Falou-se muito sobre o local onde a alma humana está localizada, e se era ético ou não fazer transplantes de coração, mas agora os médicos fazem a torto e a direito e salvam a vida de muitas pessoas”.
Agora comentários: se isso der certo.. imagina o transsexuais que vao ser transplantados para um corpo feminino.. hauahauahau
…
Outro internauta diz: Tomara que isso nunca fique acessível aos fúteis… ou ”cabeças vão rolar ”
…
Internauta diz: Para aqueles que tem só um corpinho bonito, logo logo será possível transplantar uma mente inteligente, eba.
…
Mais comentário interessante: Tráfico de órgãos, que já existe,agora vão sequestrar pessoas bonitas e saudáveis para que pessoas zoadas e ricas possam usufruir.
…
Cirugiões plasticos começando a morrer de fome em 3…2…1…\0/ lol
…
Se isso der certo vai ter gente ficando imortal.
Transplante de cabeça marcada para daqui dois anos
Unknown
quinta-feira, 14 de maio de 2015